Por Gliciele Martins
Raimundo Rodrigues Pereira nasceu em 8 de setembro de 1940, em Exu, Pernambuco filho de Joaquim Rodrigues de Oliveira e Lindanora Simplício Pereira. Sua carreira é marcada por importantes contribuições para o jornalismo brasileiro. Sua experiência e profissionalismo tornaram Pereira um dos mais respeitados jornalistas da atualidade.
O pai de Raimundo decidiu morar em São Paulo e com 12 anos de idade, Raimundo tem seus primeiros contatos com o jornalismo, primeiramente como cronista de futebol devido sua paixão pelo esporte. Raimundo concluiu seu período escolar em São Paulo e na faculdade decidiu fazer engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológica de Aeronáutica (ITA). Na faculdade começou a escrever no jornal O Suplemento e como o país já enfrentava o regime militar, foi expulso do ITA por subversão. Começa aí sua luta estudantil editando o jornal Amanhã em 1967. Atuou também no jornal Folha da Tarde e posteriormente começa seu trabalho no jornal Opinião.
Devido a discordâncias no jornal Opinião ele é demitido e lança seu próprio jornal chamado de Movimento, que se tornou em um grande instrumento de luta contra a ditadura e a favor da população marginalizada.
Com o jornal Movimento Raimundo emplaca várias reportagens que contribuíram para sua carreira de sucesso, tornando Raimundo Pereira um dos jornalistas mais renomados e experientes desse ramo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário